Autoridades de saúde investigam mortes de duas pessoas em São Francisco
08/07/2025
(Foto: Reprodução) De acordo com nota do município, três moradores participaram de eventos na cidade no fim de junho. Destes, dois evoluíram rapidamente para óbito e um foi hospitalizado, mas recebeu alta. São Francisco, no Norte de Minas Gerais
Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF
A Prefeitura de São Francisco está realizando uma investigação epidemiológica após a morte de duas pessoas que apresentaram sintomas respiratórios graves.
De acordo com uma nota do município, três moradores participaram de eventos em 23 e 24 junho, na zona rural. Em seguida, no dia 27, estiveram em um outro evento na cidade. Destes, dois evoluíram rapidamente para óbito e um foi hospitalizado, mas já recebeu alta. Outras pessoas também relataram sintomas.
📲Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp
As equipes de saúde de São Francisco foram acionadas para entrar em contato com todos os participantes dos eventos e iniciar os protocolos de suspeita de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).
Por conta da evolução rápida de dois casos para óbito, a questão está sendo tratada como Evento de Importância Para a Saúde Pública (EIPS). Houve acionamento de autoridades de saúde do estado e do Ministério da Saúde.
“Até o momento a causa do evento permanece em investigação. Reforçamos que todas as ações estão sendo tomadas com base nos protocolos técnicos de vigilância em saúde”, informou a Prefeitura.
O município esclareceu ainda que foi feita a sanitização das residências onde as pessoas envolvidas moram e também em casas de vizinhos.
Por fim, a Prefeitura pediu que a população mantenha a calma e adote medidas como:
Evitar locais fechados ou mal ventilados, principalmente se estiver com sintomas gripais
Cobrir nariz e boca ao tossir ou espirrar, se vacinar contra a gripe
Não compartilhar objetos pessoais como talheres, copos e garrafas
Alunos que apresentarem sintomas gripais devem permanecer em casa
Procurar atendimento médico em casos de sintomas como febre, tosse, dor no corpo, dificuldade para respirar ou sangramento.
VEJA TAMBÉM:
Moradores de Montes Claros esperam por horas para pegar remédio na Farmácia de Todos
Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG
Veja mais notícias da região em g1 Grande Minas.