Bruno Engler é condenado a pagar R$ 20 mil por insinuar em debate que Rogério Correia usava drogas
25/11/2025
(Foto: Reprodução) Justiça condena Bruno Engler a indenizar Rogério Correia por ofensa em debate eleitoral, na disputa pela prefeitura de BH.
ALMG e Câmara dos Deputados
A Justiça de Minas Gerais condenou o deputado estadual Bruno Engler (PL) a indenizar o deputado federal Rogério Correia (PT) em R$ 20 mil por danos morais. A decisão é da 7ª Vara Cível de Belo Horizonte e foi assinada pelo juiz Ricardo Torres Oliveira em 19 de novembro. Ainda cabe recurso.
O caso envolve um debate eleitoral transmitido pela TV Globo em 3 de outubro de 2024, durante a campanha para a Prefeitura de Belo Horizonte.
Na ocasião, Engler afirmou que Correia "tem fama de usar substância que rima com cloroquina" e fez um gesto interpretado como simulação do uso de cocaína.
Para o magistrado, a conduta de Engler "ultrapassou o campo da crítica política" e configurou insinuação pública de uso de drogas, ferindo a honra e a imagem de Correia.
O juiz destacou que, embora Correia tenha usado expressões duras contra Engler, isso não justifica a acusação grave feita em rede nacional.
Além da indenização, Engler foi proibido de divulgar ou reproduzir o conteúdo ofensivo. O valor será corrigido monetariamente e acrescido de juros desde a data do debate.
O deputado também deverá pagar as custas do processo e honorários advocatícios fixados em 10% sobre a condenação.
O g1 tenta contato com a defesa de Bruno Engler.
Bruno Engler (PL), derrotado no segundo turno, agradece apoio de eleitores
Vídeos mais vistos no g1 Minas Gerais