Calor fora de época: veranico deve elevar temperaturas e termômetros podem bater 30 °C em Juiz de Fora e região
18/08/2025
(Foto: Reprodução) Veranito fora de época muda o ritmo do inverno em Juiz de Fora
Juliana Netto/g1
☀ Um veranico fora de época — fenômeno caracterizado por dias mais quentes e secos durante o inverno — deve elevar as temperaturas em Juiz de Fora e outras cidades da Zona da Mata e Campo das Vertentes nesta semana, especialmente a partir de quarta-feira (20).
🌡Após um fim de semana com máximas que não ultrapassaram os 22 °C, o sol deve predominar e os termômetros podem chegar aos 30 °C, um cenário atípico para a segunda quinzena de agosto.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Zona da Mata no WhatsApp
A elevação das temperaturas, acompanhada por baixa umidade do ar e ausência de chuvas, deve durar até o início da próxima semana, proporcionando manhãs frescas e tardes de calor, típicas dessa trégua do frio.
Em Juiz de Fora, as madrugadas continuam frias, com mínimas variando entre 10 °C e 13 °C, mas as máximas sobem gradualmente e devem atingir até 28 °C entre quinta-feira e domingo.
A segunda-feira (18) ainda começou com muitas nuvens e temperaturas entre 13 °C e 23 °C, mas o sol deve aparecer com mais força e o céu tende a ficar limpo nos próximos dias.
Veranico terá ápice na quinta-feira
O ápice do veranito será entre quinta (21) e o domingo (24), com máximas em torno de 25 °C a 28 °C, e mínimas próximas de 15 °C. Também não há previsão de chuvas, reforçando o ar seco típico deste fenômeno.
Nos outros municípios da Zona da Mata mineira e Campo das Vertentes, o padrão se repete com madrugadas com neblina e frio leve, e tardes ensolaradas e temperaturas agradáveis.
Barbacena e São João del Rei também sentirão os efeitos do veranito, embora com máximas um pouco mais baixas que Juiz de Fora.
Temperaturas mínimas e máximas durante a semana
Como será o clima em agosto?
De acordo com o Inmet, agosto em Minas Gerais tende a ser mais quente e seco, com condições semelhantes às observadas em julho.
Há expectativa de dias com céu claro, grande amplitude térmica — com manhãs frias e tardes quentes — e baixa umidade, geralmente abaixo dos 30%.
As chuvas serão raras e ocorrem apenas se frentes frias conseguirem romper o bloqueio atmosférico predominante. Nevoeiros ao amanhecer são comuns no leste do estado, incluindo a Zona da Mata.
*estagiária sob supervisão de Victória Jenz.
ASSISTA TAMBÉM: Frio pode intensificar dores musculares e articulares
Frio pode intensificar dores musculares e articulares
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes