Cidade mineira transforma 'morango do amor' em patrimônio cultural imaterial
31/07/2025
(Foto: Reprodução) Prefeitura de Senador Amaral decidiu transformar 'Morango do Amor' em patrimônio imaterial
A Prefeitura de Senador Amaral (MG) tornou o doce "morango do amor" em patrimônio cultural imaterial. Agora o município, que é um grande produtor da fruta, quer o reconhecimento do estado.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
O doce que viralizou e se tornou febre em todo país, foi o vencedor do concurso gastronômico do Festival de Inverno de 2025 de Senador Amaral, realizado em junho.
"Depois do concurso, o doce virou febre", afirmou o secretario municipal de Turismo e Cultura, Evanil Emiler da Silva.
Senador Amaral torna o "morango do amor" em Patrimônio Cultural Imaterial"
Reprodução EPTV
O secretário foi o responsável pelo inventário de proteção do acervo cultural do município que conferiu ao doce o título de patrimônio imaterial.
O inventário mostra a importância do morango para Senador Amaral, um dos maiores produtores de Minas Gerais, com 21 milhões de pés em uma área plantada de 420 hectares. O município produz 32 mil toneladas anualmente.
Senador Amaral é um dos maiores produtores de morango de Minas Gerais
Reprodução EPTV
O mesmo documento foi entregue ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA) para buscar o reconhecimento estadual.
"Para ser tombado, o primeiro passo tem que ser inventariado. A partir agora das ações que a gente realizar com o morango, cada vez mais ele vai criando forças, caracterizando esse produto exclusivo de Senador Amaral", explicou Silva.
O reconhecimento pode garantir recursos para o município por meio do ICMS cultural, segundo o secretário.
"Senador Amaral sai na frente. Com esse registro a gente capita recursos para cidade que soma aí na pontuação do patrimônio cultural e a gente consegue cada vez mais trabalhar a cultura do nosso município", afirmou.
A decisão sobre o reconhecimento do estado deve sair até o final do ano.
Febre do morango do amor tem explicação? Veja o que dizem especialistas
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas