Defesa Civil de BH emite alerta de risco geológico até 26 de janeiro
21/01/2026
(Foto: Reprodução) Chuva coloca BH em risco geológico até segunda-feira (26)
Reprodução/TV Globo
Segundo a Defesa Civil, toda a cidade de Belo Horizonte está sob alerta de risco geológico, devido ao volume de chuva acumulado nos últimos dias. O alerta vale até a próxima segunda-feira (26).
O órgão recomenda atenção ao grau de saturação do solo e aos sinais construtivos, além de cuidados com quedas de muros, deslizamentos e desabamentos.
Segundo o Inmet, a previsão e de chuva para a maior parte do estado entre hoje e amanhã, principalmente nas regiões Central, Leste e Sudeste, incluindo Belo Horizonte, com possibilidade de pancadas mais fortes em alguns momentos.
Capital mineira pode enfrentar até 300 mm de chuva
Belo Horizonte enfrenta um novo episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), o que aumenta o risco de chuvas intensas em todo o município. De acordo com a Defesa Civil Municipal, o fenômeno deve influenciar o clima na capital mineira até 23 de janeiro.
Com isso, o volume de água no período pode variar entre 200 e 300 milímetros. Os maiores acumulados estão previstos para os dias 20, 21 e 22 de janeiro, quando a chuva em 24 horas pode ultrapassar 60 mm. Existe, ainda, possibilidade de descargas elétricas e rajadas de vento em torno de 50 km/h.
Recomendações de risco geológico
Se você observar alguns destes sinais, saia imediatamente do seu imóvel, e ligue para a Defesa Civil (199) e em caso de emergência, ligue para a o Corpo de Bombeiros Militar (193):
Trinca nas paredes;
Água empoçando no quintal;
Portas e janelas emperrando;
Rachaduras no solo;
Água minando da base do barranco;
Inclinação de poste ou árvores;
Muros e paredes estufados;
Estalos.
LEIA TAMBÉM:
BH e mais de 600 cidades de MG estão em aviso laranja para chuva intensa; veja lista