Dupla é presa por participar de cultivo de 'fazenda de maconha' com 6 mil pés em Coromandel
31/10/2025
(Foto: Reprodução) Lavoura de quase 6 mil pés de maconha é descoberta no interior de Minas
Dois homens, de 37 e 38 anos, foram presos na quarta-feira (29) por tráfico de drogas e associação para o tráfico, após três meses de investigação da Polícia Civil. Eles são suspeitos de participar do cultivo e comercialização de cerca de 6 mil pés de maconha em uma fazenda de difícil acesso entre Patrocínio e Coromandel, no Alto Paranaíba.
A plantação foi descoberta em julho de 2025. Na ocasião, três suspeitos fugiram para a mata ao perceberem a chegada dos policiais.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Triângulo no WhatsApp
Os quase 6 mil pés estavam em uma fazenda de difícil acesso na zona rural do Alto Paranaíba
Polícia Militar/Divulgação
Segundo a Polícia Militar (PM), a operação foi realizada durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça de Coromandel. Os pés de maconha tinham, em média, 1,5 metro de altura e a plantação estava cercada por uma tela preta e tinha um sistema avançado de iluminação e irrigação.
O acesso à propriedade é feito por estrada de terra, o que dificulta a chegada e a visualização da plantação. Durante a ação, foram apreendidos um veículo, vasos, sementes, ferramentas agrícolas, bombas, mangueiras e outros materiais usados no cultivo.
A plantação e os insumos foram destruídos por meio de queima controlada, após autorização da Justiça.
A operação foi batizada de “Mandrágora”, nome de uma planta conhecida por seus efeitos afrodisíacos e alucinógenos, envolta em mistérios e simbolismos.
LEIA TAMBÉM:
VÍDEO: Nova 'fazenda da maconha' com capacidade para 5 mil pés é descoberta
Mais de mil pés de maconha são encontrados em plantação em Uberlândia
Estufa com mais de 160 pés de maconha é descoberta em Uberlândia
Outra fazenda com 5 mil pés
Três dias depois da "fazenda da maconha" em Coromandel, três pessoas foram presas por envolvimento em uma plantação na zona rural de Cascalho Rico. De acordo com a Polícia Civil, foram apreendidos 15 quilos de flor de maconha no local.
Entre os presos estavam duas mulheres e um homem de 36 anos. Um adolescente de 17 anos também foi apreendido durante a operação.
"A operação teve início depois de ficar evidente que um esquema criminoso estava sendo responsável pelo cultivo e venda da maconha gourmet em Uberlândia (flor da maconha)”, explicou o chefe do 9º Departamento de Polícia Civil de Uberlândia, Gustavo Ferraz.
A plantação de Cascalho Rico tinha dimensão suficiente para plantar de 4 a 5 mil pés de maconha que após o tratamento seriam transformados na flor de maconha, um tipo mais forte da maconha devido a concentração de THC, uma substância psicoativa.
De acordo com Gustavo Ferraz, a flor da maconha tinha como destino Uberlândia, onde cada quilo seria vendido a R$ 8 mil. Além disso, os suspeitos afirmaram que uma colheita já havia sido realizada e que os 15 quilos encontrados era uma sobra da produção.
local plantação cascalho rico maconha
Polícia Civil/Divulgação
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas