Fernando Pimentel é reconduzido a cargo de diretor-presidente de estatal federal
12/01/2026
(Foto: Reprodução) Fernando Pimentel
Reprodução/TV Globo
O ex-governador de Minas Gerais Fernando Pimentel (PT) foi reconduzido ao cargo de diretor-presidente da Empresa Gestora de Ativos (Emgea), estatal responsável pela gestão de ativos do governo federal. Ele ocupa a posição desde 2023.
A recondução foi aprovada pelo conselho de administração da empresa no dia 24 de dezembro e publicada nesta segunda-feira (12) no Diário Oficial da União.
Segundo o texto, a permanência de Pimentel no cargo foi uma indicação do Ministério da Fazenda, e o Comitê de Pessoas, Elegibilidade, Sucessão e Remuneração (Coele) da Emgea deliberou de forma favorável "quanto ao preenchimento dos requisitos e ausência de vedações para a respectiva recondução".
Com a aprovação, Pimentel pode ficar no cargo até 8 de abril de 2027. Ele é diretor-presidente da Emgea desde 2023, primeiro ano da atual gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e atualmente recebe uma remuneração bruta de R$ 53.233,74.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Minas no WhatsApp
Fernando Pimentel foi governador de Minas Gerais entre 2015 e 2018. Ele tentou se reeleger, mas ficou em terceiro lugar na disputa, vencida por Romeu Zema (Novo). O político também já foi prefeito de Belo Horizonte por duas vezes, além de ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
LEIA TAMBÉM:
Justiça rejeita denúncia contra o ex-governador Fernando Pimentel em caso de uso irregular de aeronaves