Foragido pelo crime de stalking, é preso em Governador Valadares
12/11/2024
Homem, de 39 anos, foi preso durante operação da Polícia Militar Rodoviária na BR-381. Stalking
Reprodução/Fantástico
Um homem, de 39 anos, foragido da justiça pelo crime de perseguição conhecido como stalking, na BR-381, km 147, em Governador Valadares, nessa segunda-feira (11). Durante operação realizada pela Polícia Militar Rodoviária, o suspeito foi abordado.
Ao realizar consulta através do sistema informatizado, foi confirmado que havia um mandado de prisão em aberto contra o homem, expedido em novembro de 2024, pela Segunda Vara Cível, Criminal e da Infância e da Juventude da Comarca de Boa Esperança (MG).
🔔 Clique aqui para seguir o canal do g1 Vales no WhatsApp
O homem foi preso e conduzido à delegacia da Polícia Civil de Governador Valadares.
Segundo a PM, a vítima procurou a polícia alegando que há cerca de dois meses vem sofrendo perseguições de um homem. A vítima mostrou registro de mais de 100 tentativas de ligações entre as linhas utilizadas pelo stalker e a vítima somente na madrugada dessa segunda-feira (11).
Além disso, a vítima relatou que o autor enviava mensagens com cunho sexual, de forma persistente e insistente, impedindo que a jovem tenha a plena liberdade de suas faculdades.
O que caracteriza o crime de 'stalking' na internet?
O termo "stalkear" muitas vezes parece banal, utilizado para se referir a prática de bisbilhotar os posts de pessoas. A curiosidade, por si só, não configura nenhum tipo crime. O delito ocorre quando isso passa a influenciar na vida de quem é acompanhado.
Na prática, o crime de "stalking" digital se dá quando a tentativa de contatos é exagerada: o autor passa a ligar repetidas vezes, envia inúmeras mensagens, faz inúmeros comentários nas redes sociais e cria perfis falsos para driblar eventuais bloqueios.
Veja como e quando denunciar o 'stalking', crime de perseguição
Daniel Ivanaskas/G1
Vídeos do Leste e Nordeste de Gerais
Veja mais notícias da região em g1 Vales.