Golpistas se passam pelo Procon e enviam mensagens falsas a empresas em Poços de Caldas, MG
09/07/2025
(Foto: Reprodução) Criminosos usam dados reais para dar aparência de legitimidade aos e-mails. O Procon alerta que não envia notificações com links suspeitos. Procon de Poços de Caldas alerta para golpistas que estão se passando pelo órgão
O Procon de Poços de Caldas (MG) emitiu um alerta sobre um novo golpe aplicado na cidade e também em outras regiões. Criminosos estão se passando pelo órgão e enviando e-mails falsos para empresas, com aparência oficial e até dados reais, como nome dos destinatários, supostos endereços do Procon e números de processos.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
As mensagens informam sobre uma suposta audiência, com data, hora e orientações para que os empresários levem documentos e compareçam com antecedência. No entanto, tudo não passa de um golpe com objetivo de roubar dados sigilosos das vítimas.
Golpistas se passam pelo Procon e enviam mensagens falsas a empresas em Poços de Caldas, MG
Reprodução/TV Globo
Segundo Fernanda Soares, coordenadora do Procon de Poços de Caldas, ao clicar no link enviado, o usuário é redirecionado para uma página falsa, o que pode dar aos golpistas acesso à rede da empresa, computadores e até a dados bancários (veja o vídeo no início da matéria).
"A partir do momento que [o usuário] clicou nesse link, é endereçado para uma página que não existe, não é relativa a nenhum Procon do Brasil e na verdade está possibilitando aos golpistas acesso tanto à sua rede, ao seu computador, até mesmo a dados bancários, dados sigilosos e é aí que mora o perigo", alertou.
O órgão reforça que nenhum Procon do país envia esse tipo de comunicação por e-mail ou aplicativos de mensagens.
A recomendação é para que a mensagem seja apagada e desconsiderada. Em caso de dúvida, a orientação é entrar em contato com o Procon da cidade. Em Poços de Caldas, o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h, na Rua Pernambuco, nº 562. O telefone é (35) 3697-2844.
O alerta vale para toda a região, já que empresas de outros municípios também relataram ter recebido esse tipo de e-mail. O Procon reforça a importância de nunca clicar em links suspeitos e de sempre verificar o remetente da mensagem.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas