“HELP! – O Mundo Pede Mais Amor” mobiliza Juiz de Fora por cuidado e longevidade

  • 11/12/2025
(Foto: Reprodução)
Show acontece dia 25/12, às 20h no Cine Teatro Central Palco 60+ (divulgação) Juiz de Fora vive, neste fim de ano, um movimento cultural e social que ressignifica o Natal de 2025: a campanha “HELP! – O Mundo Pede Mais Amor”. Idealizada pelo Palco 60+, e em parceria com os Beatles Forever, a campanha “Help!” surge para celebrar os 60 anos do icônico álbum dos Beatles e mobilizar a cidade para cuidar dos idosos com mais dignidade e presença. A iniciativa nasce pelas mãos das produtoras Leandra Lil (radialista, produtora cultural e agente político) e Letícia Lobato (jornalista, produtora executiva e cultural), que perceberam a necessidade de colocar a longevidade no centro da vida de Juiz de Fora. Como afirma Leandra: “O envelhecimento já não pode mais ser empurrado para depois. É uma pauta urgente, humana e coletiva.” A campanha se conecta diretamente com o Natal histórico dos Fabulosos Beatles Forever, que desde 2009 ocupa o palco do Cine-Theatro Central, celebrando o Natal e a memória afetiva da cidade. A partir das 20h, essa celebração ganha um novo significado e une artistas, empresas e famílias no mesmo propósito. A campanha reforça um gesto concreto de cuidado: a arrecadação de fraldas geriátricas para idosos acolhidos em Instituições de Longa Permanência. E se estende, ainda, de forma especial ao Instituto João de Freitas, com a inédita Experiência Beatles: uma seleção de residentes será acompanhada ao show do Cine-Theatro Central e reconhecida como convidados de honra por sua vivência e história. O momento será de grande emoção, estendendo a homenagem aos demais idosos que estiverem presentes. “O 1° show oficial dos Beatles Forever foi realizado na Instituição João de Freitas!” - conta Chico Forever, surpreso com a ação destinada à ILPI. “Será inesquecível e emocionante para nossos idosos e para a história da nossa instituição!”, comemora Ana Cristina Landa, diretora da João de Freitas de Juiz de Fora. Palco 60+: quando cultura vira política de cuidado A primeira edição do Palco 60+, realizada em 4 de outubro na Praça de Alimentação do Shopping Jardim Norte, ganhou ainda mais força graças ao apoio da Ansal - referência em mobilidade urbana em Juiz de Fora. A empresa foi responsável por viabilizar o transporte do grupo de idosos do Projeto Sol, iniciativa idealizada por Paul Andrade, permitindo que todos participassem da celebração do Dia Internacional do Idoso em grande estilo. O dia reuniu atrações especiais e shows de renome, como: Cacáudio (e André Ravi), Sil Andrade, Três no Choro +1, além de roda de conversa, palestra, dança, movimento e convivência. “Mais de 2 mil pessoas passaram pelo Palco 60+ na Praça de Alimentação. O público e os lojistas responderam com entusiasmo às atrações e ao projeto”, afirma Marília Carvalho, coordenadora de Marketing do Shopping Jardim Norte. A partir dessa experiência, ficou claro: Juiz de Fora está pronta para uma agenda permanente de longevidade. ANSAL - 1ª Empresa a apoiar o Palco 60+ Quando o Palco 60+ nasceu, com sua primeira edição dedicada ao envelhecimento ativo, ao bem-estar e ao protagonismo da pessoa idosa, a ANSAL - Auto Nossa Senhora Aparecida Ltda. - foi uma das primeiras empresas a reconhecer a força desse propósito. Com sensibilidade e coerência à sua própria história de presença e cuidado, a empresa abraçou o projeto, e tornou-se grande parceira das ações. Apoio Institucional O projeto e campanha levam apoio institucional da Câmara Municipal através da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, que trabalha para incluir esse grupo no orçamento local, defendendo seus direitos - como acesso à saúde e à Cultura. Segundo o presidente da Comissão e vereador Julinho Rossignoli, “temos muito que avançar. Juiz de Fora é uma cidade com grande concentração de pessoas com 60+”. Em 2025, Julinho apresentou um projeto de lei para a criação de academias ao ar livre adaptadas para idosos - com equipamentos de baixo impacto, acompanhamento profissional e oferta de oficinas sobre saúde, nutrição e atividades físicas. “O objetivo é garantir mais qualidade de vida a essa parte da população. Trabalhamos sério para isso”, complementa o vereador, que hoje é também um dos grandes apoiadores do Palco 60+. Uma parceria com a Associação Brasileira de Direitos Coletivos, ABDC, vai permitir ainda a produção do mini-documentário “Help!”, registrando a campanha, ações, entregas e participações. "Nosso foco é ser parceiro do Palco 60+ e ajudar na divulgação dessa pauta linda e necessária. Será um natal incrível!" - Léo Teixeira, músico e presidente da ABDC. A campanha que nasce da música e se espalha pela cidade como resposta a um pedido de ajuda O ponto de partida da campanha é simbólico: celebrar os 60 anos do álbum “Help!” - um grito por cuidado e humanidade que atravessou gerações. Os Beatles Forever, prestes a se tornarem patrimônio cultural de Juiz de Fora - e comemorando 44 anos de existência - decidiram se unir ao Palco 60+ em um grande gesto coletivo, e colocar a causa 60+ no centro do show do dia 25: “Já que agora o álbum Help! virou sexagenário - conta Anderson Heredia, empresário da banda, precisamos nos unir a quem se identifica com a causa e vai lutar por ela”, brinca ele, sorrindo. Veículos potentes de impacto também abraçaram a causa - como Zine Cultural, Rádio Itatiaia e TV Integração - expondo a sensibilidade da pauta e a necessidade de um olhar mais afetuoso a essa parte da população. Outras emissoras locais, influenciadores da cidade e perfis de marcas parceiras também se somam à divulgação do show e campanha de Natal, fortalecendo o chamado da campanha - “arrecadar fraldas geriátricas para instituições de longa permanência - ILIPIS - de Juiz de Fora.” A School of Rock, reconhecida pelo método que ensina música através do palco, entrou como outra parceira estratégica da ação. Seus alunos farão uma abertura especial no Concerto de Natal, trazendo frescor e diálogo intergeracional para o espetáculo. Como afirma Walter Sandro de Oliveira Castro, diretor musical da escola: “Não ensinamos música para fazer shows. Fazemos shows para ensinar música.” "Help! Hour" e Rua São João: o coração da cidade empresta sua força ao movimento, no dia 21 de dezembro A Associação de Lojistas da Rua São João abraçou a causa de imediato e abriu as portas para que o Palco 60+ pudesse realizar - no coração do comércio - a ação "Help! Hour", no dia 21 de dezembro, a partir de 12h. O calçadão da rua São João contará com cosplay de Beatles, música e discotecagem, sorteios de brindes, quizzes e ingressos para o show Beatles de Natal, além de ativações culturais dos parceiros, transformando o momento em espaço afetuoso de acolhimento. Graças à parceria com a Associação, e com lojistas como Caricatura e Pipita, Juiz de Fora será palco de afeto e diálogo sobre o envelhecimento ativo. Cláudia Toledo, diretora da Associação e gestora da Caricatura, reforça: “A Rua São João sempre foi símbolo de tradição e encontro. É uma alegria transformar esse espaço em um ponto de cuidado.” Carolina Almeida, da Pipita, acrescenta: “Nossa história começou aqui. Estar na campanha é honrar essa memória e a cidade que nos abraçou.” A urgência social que não pode esperar Fraldas geriátricas custam cerca de R$30 por pacote - e um idoso pode usar de 4 a até 8 fraldas por dia. Em uma ILPI (Instituição de Longa Permanência para Idosos), com 100 residentes, 12 a 24 mil fraldas geriátricas são utilizadas por mês. A conta chega a R$90 mil reais mensais. “É um dos custos que mais pesa e que mais interfere na dignidade”, explica a renomada Lidiane Chardel Perez, gerontóloga da ILPI João de Freitas e vencedora do Prêmio Zilda Arns 2021. “Segundo o IBGE (2024), o Brasil já tem 16% da população com 60+ e chegará a 40% nas próximas décadas. Isso mostra o quanto a pauta é relevante e a necessidade de repensar políticas públicas é urgente, criando redes de apoio eficientes e responsabilidade coletiva na sociedade”, sinaliza ela. Antonella Almeida, diretora do Grupo Villa Residencial Sênior, e referência há mais de 18 anos em cuidados com idosos, reforça: “Envelhecer não é doença e exige gestão, estrutura e humanidade. É preciso garantir mais vida aos anos. Todos nós vamos passar por isso.” O apoio institucional à campanha foi fortemente abraçado pelo Grupo, composto por 4 instituições de renome da cidade - Renascer, Villa Toscana, Buritis e Solar Flat Residencial. “Apoiar esta iniciativa é um ato de responsabilidade social que ecoa nossa filosofia central: a de que o envelhecimento é uma pauta humana e coletiva, e que exige mobilização, empatia e disposição de todos”, finaliza, Antonella. Marcas que se movem em papéis fundamentais Nenhuma campanha desse porte acontece sozinha - e cada marca envolvida assume uma parte importantíssima do trabalho. A Mix Alternativo, com grande expertize em ações estratégicas, entra facilitando a logística da campanha de rua e organização das ações. A Pax Domini, com quase meio século de história, enxergou a campanha como extensão natural de sua missão. “Cuidar é um valor que atravessa tudo o que fazemos. A campanha reafirma o nosso olhar cuidadoso de respeito e compromisso com a cidade.” afirma Renata Scapin Micherif, diretora, unindo-se à campanha como um dos pontos oficiais de arrecadação. A Inc Empreendimentos, empresa nacional e há 17 anos atuando no setor de habitação, participa com presença institucional, ativações e apoio direto à divulgação do “Help! Hour", além de celebrar junto ao público a Experiência Beatles (com os idosos da João de Freitas) e o show intergeracional dos Beatles Forever. Como reforça Matheus Camilo, gerente de marketing: “São valores inegociáveis para nós: bem-estar, impacto positivo e apoio a causas que fazem diferença. "O Palco 60+ representa ações necessárias à cidade e importantes para uma atuação conjunta do Poder Público.” finaliza Matheus. A Central dos Genéricos, como apoiadora oficial de todo o movimento, leva à campanha orientação indispensável sobre o programa Farmácia Popular - onde idosos - com prescrição - podem receber fraldas geriátricas gratuitamente. “Apoiar é também orientar e facilitar o acesso a essas e outras informações - além de dar condições e acolher quem mais precisa”, assina o CEO Fernando Felipe. “A maioria das pessoas sequer tem conhecimento do programa e do direito que ele garante. Vamos começar a mudar esse jogo”. A São Bartolomeu, marca tradicional no cenário cultural, e reconhecida por sua história em toda a Zona da Mata mineira, fez questão de estar presente no "Help! Hour": “Venha ao Help Hour com muita sede! Vou converter parte das vendas do chopp artesanal para a compra de fraldas geriátricas! Será um domingo solidário e divertido!”, comemora Alexandre Chandretti Vicente Vaz - Moita - dono da São Bartolomeu e Presidente da União Cervejeira da Zona da Mata (UNICERVA ZM). Emocionada com a campanha, a Unimed também se prontificou a ser ponto oficial das doações em suas três unidades, disponibilizando apoio à divulgação e ambulância com atendimento de urgência para a Experiência Beatles, do dia 25/12. “Estamos impactados com a mobilização. Queremos ser parceiros do Palco 60+ e entregar um número grande de fraldas aos idosos”, diz Beatriz Inhudes, assessora e analista de comunicação da Unimed - Juiz de Fora. “Contem conosco!”, completa, orgulhosa. Por que doar fraldas? Porque é ato de amor e transforma vidas através da dignidade E por que o Palco 60+ e os Beatles Forever? Porque juntos conseguiram unir pessoas, empresas, memória e impacto social - entregando amparo, entretenimento e visibilidade para uma pauta que é urgente. A meta da edição: entregar ao menos um mês de fraldas, para 100 idosos de Juiz de Fora. Como afirma Letícia Lobato: “É só o começo, mas já muda muita coisa. E para isso, precisamos que toda a cidade esteja mobilizada.” Ingressos promocionais para o show dos Beatles já estão sendo vendidos na Plataforma Uniticket e no Cine Theatro Central. Para doar fraldas, a arrecadação acontecerá durante todo o mês de dezembro nos pontos oficiais da campanha - listados abaixo e também no Instagram do @palco60mais. As doações também poderão ser feitas no dia 21/12, durante a ação “Help! Hour” na Rua São João, e pela plataforma da Uniticket por meio do Pacote Help! - que pode ser adicionado à compra do ingresso promocional para o Natal dos Beatles Forever. Pontos oficiais de arrecadação: Central dos Genéricos • Unimed Juiz de Fora • School of Rock • Pax Domini • Loja Caricatura • Lanchonete Pipita e Cine Theatro Central. A campanha HELP! quer fazer deste dezembro um mês em que a cidade reencontra seus idosos. Como disse Lennon há 60 anos: “Help! I need somebody!” (Socorro! Eu preciso de alguém!). E a cidade, através do Palco 60+, Beatles Forever e todos os parceiros, responde: “Nós estamos aqui!”.

FONTE: https://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/especial-publicitario/palco-60-mais/noticia/2025/12/11/help-o-mundo-pede-mais-amor-mobiliza-juiz-de-fora-por-cuidado-e-longevidade.ghtml


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Anunciantes