Megacarga: Após 28 dias, saga do comboio pelo Triângulo e Alto Paranaíba chega ao fim; veja linha do tempo
22/12/2025
(Foto: Reprodução) Megacarga durante passagem pela BR-365
EPR Triângulo/Divulgação
Após 28 dias, a saga da megacarga pelo Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba chegou ao fim nesta segunda-feira (22). O trajeto pelas regiões teve início no dia 25 de novembro quando o comboio acessou a BR-262 pelo trevo de Moema e terminou na BR-153 ao sair de Minas Gerais e chegar em Itumbiara (GO).
Durante o trajeto, a megacarga saiu da Região Metropolitana de Belo Horizonte pela BR-381, passou pelo Alto Paranaíba e avançou pelo Triângulo Mineiro, cruzando cidades como Patos de Minas, Patrocínio, Uberlândia, Uberaba e Campo Florido. Após acessar a BR-153, o comboio ainda passou por Prata e Monte Alegre de Minas. Veja a linha do tempo abaixo.
Em suas últimas horas no Triângulo e Alto Paranaíba, a megacarga passou por Centralina e chegou em Araporã, onde finalizou o trajeto na região e seguiu para Itumbiara.
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O transporte iniciado em agosto já dura quatro meses e segue em velocidade média de 20 km/h. A composição de transporte da megacarga impressiona pelas dimensões:
4 carretas
6 motoristas
636 toneladas de peso total (composição + carga)
123 metros de comprimento total
Quase 8 metros de largura
44 eixos
296 pneus
Todo o trajeto conta com o apoio operacional das concessionárias responsáveis pelos trechos e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), com escolta e acompanhamento técnico.
Para reduzir os impactos no trânsito, já que o veículo ocupa praticamente toda a pista, a operação realiza pelo menos duas paradas diárias, com duração média de 1h cada, liberando o fluxo de veículos que ficam atrás da carga.
Mesmo com a lentidão do transporte, os órgãos oficiais reforçam que os motoristas devem evitar ultrapassagens arriscadas, mediante a multa, e seguir a sinalização temporária e as orientações das equipes locais.
As medidas de segurança incluem ainda a suspensão da viagem em condições climáticas adversas, como chuva ou neblina, o que já provocou diversas interrupções e adiamentos. Em Monte Carmelo, por exemplo, a carga ficou estacionada por seis dias no km 514 da BR-365, devido à chuva, o que atrasou a viagem até o Triângulo Mineiro.
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Segundo o supervisor da operação, Marcelo Getúlio Roque, tudo isso é para garantir a segurança.
“Fica um pouco mais lento o trabalho, mas a gente zela pela segurança em primeiro lugar”, afirmou.
Comboio da megacarga na BR-050
PRF/Divulgação
Peça viaja há quatro meses a 20 km/h
O transporte começou no dia 9 de outubro pela BR-381 (Fernão Dias), seguiu pela BR-354 e MG-170 e avançou pela BR-262. Em seguida, desviou a rota pela MGC-354 até Patos de Minas, onde entrou na BR-365 e passou por Uberlândia. Agora, megacarga viaja pelo trecho da BR-050 rumo à BR-262, em Campo Florido.
A previsão inicial era que a carga chegasse ao destino antes do Natal. No entanto, imprevistos ao longo do trajeto atrasaram o cronograma, e a nova estimativa é que a peça chegue ao destino apenas em janeiro de 2026.
O g1 entrou em contato com a Votorantim Cimentos para atualizar o prazo oficial, mas não obteve retorno até a última atualização da reportagem.
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