Mineira que mora em Portugal tem casa atingida por árvore e fica sem energia elétrica após tempestade causar destruição no país
04/02/2026
(Foto: Reprodução) Sul-mineira relata prejuízos após tempestade atingir Portugal
Uma sul-mineira de Passos que mora em Portugal teve a casa atingida por uma árvore e está sem fornecimento regular de energia elétrica há uma semana, desde que a tempestade Kristin atingiu o país, em 28 de janeiro. Talessa Tiago Leandro está no país há quatro anos com o marido e tem um filho de dois anos. Ela conta que a chuva começou de madrugada e em duas horas provocou muita destruição.
📲 Siga a página do g1 Sul de Minas no Instagram
“Eu quase não ouvia o barulho de chuva, só do vento. Coisas batendo, barulho de metal. Duas árvores caíram sobre a casa da minha sogra. Graças a Deus atingiram só a varanda. Tivemos que usar uma motosserra para abrir caminho para eles conseguirem sair de casa. Uma árvore caiu em cima da minha casa, por pouco não pegou no meu carro. Graças a Deus, eu não tive dano nenhum”, disse.
Tempestade Kristin causou estragos na cidade de Leiria, em Portugal
Arquivo pessoal/Talessa Tiago Leandro
A tempestade Kristin atingiu Portugal com chuvas intensas e rajadas de vento que chegaram a 150 km/h, provocando queda de árvores, inundações e deslizamentos de terra. Pelo menos cinco pessoas morreram e quase meio milhão de pessoas ficaram sem energia elétrica.
A cidade de Leiria, onde Talessa mora, foi gravemente atingida e ficou devastada. Uma mulher morreu.
“Muitos lugares tiveram os telhados completamente destruídos. Muita casa destelhada, teve gente que a casa se arrebentou inteira. Muita gente ficou desalojada. Leiria é uma cidade costeira, a areia invadiu a cidade e destruiu bares na costa e hotéis ficaram completamente destruídos também”, contou.
A mineira Talessa Tiago Leandro teve a casa atingida por uma árvore durante a passagem da tempestade Kristin por Portugal
Reprodução EPTV
Sem energia e sem internet, os moradores não conseguiam se comunicar e mandar mensagens, o que deixou a família de Talessa apreensiva no Brasil.
Ela conta que estruturas metálicas ficaram retorcidas e torres de energia e árvores foram derrubadas. Somente com a doação de geradores, a energia foi sendo restabelecida, mas ainda não há previsão para a normalização do abastecimento.
Em Portugal, tempestade Kristin deixa mortos e rastro de destruição
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas