Museu do Crédito Real: um tesouro histórico no coração de Juiz de Fora
28/12/2025
(Foto: Reprodução) Memória MG: relembre a história do Museu do Crédito Real em Juiz de Fora
Localizado no encontro da Rua Halfeld com a Avenida Getúlio Vargas, no Centro de Juiz de Fora, o Museu do Crédito Real guarda uma história que atravessa décadas e reflete momentos decisivos da economia brasileira.
O prédio onde hoje funciona o museu foi a sede do Banco do Crédito Real, inaugurado em 5 de setembro de 1889, em meio às mudanças políticas e econômicas que marcaram o fim da escravidão e a Proclamação da República.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Zona da Mata no WhatsApp
A instituição se destacou pela solidez e, em 1990, já contava com 150 agências e cerca de 7 mil funcionários. Após 109 anos de funcionamento, foi privatizada em 1998 e incorporada pelo Bradesco.
O museu
Museu do Crédito Real ; patrimônio histórico ; Juiz de Fora
Fellype Alberto/g1
Inaugurado no dia 22 de agosto de 1964 por José Tostes de Alvarenga Filho e Wilson Beraldo, ambos funcionários do banco, o Museu do Crédito Real é o sexto do mundo dedicado à preservação da memória monetária e bancária.
O acervo é constituído por duas grandes coleções:
'Objetos Pecuniários', que reúne moedas e cédulas de vários países e períodos do Brasil Colônia, Brasil Reino-Unido, Império e República;
'História Bancária', com temática relativa à vivência bancária e à história do Banco de Crédito Real de Minas Gerais, instituição pioneira no Estado, conta com peças, objetos e documentos que pertenceram ao Banco de Crédito Real de Minas Gerais.
São cerca de 10 mil fotografias, filmes e livros, além de 82 mil documentos que registram operações bancárias entre 1889 e 1998. Entre eles, empréstimos agrícolas, relatórios anuais, livros de atas, balancetes, contas-correntes, escrituras, notas promissórias e cheques.
Mais do que um ponto turístico, o Museu do Crédito Real é referência para pesquisadores interessados na evolução financeira do país. Cada peça preservada conta um capítulo da trajetória de uma instituição que ajudou a moldar a economia nacional.
Como visitar
Funcionamento: segunda, quarta e sexta, das 9h30 às 17h30
Endereço: Avenida Getúlio Vargas, 455
Contato: [email protected]
Entrada: gratuita
VISITE TAMBÉM
Mercado Municipal de Juiz de Fora reúne sabores, arte e cultura em prédio histórico; saiba como visita
Jardim Botânico em Juiz de Fora: veja atrativos e saiba como visitar
Morro do Cristo em Juiz de Fora: saiba como visitar monumento natural com uma das vistas panorâmicas mais bonitas da cidade
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes