Operação do Gaeco apreende 15 toneladas de fios de cobre e desarticula esquema criminoso em Uberlândia
28/01/2026
(Foto: Reprodução) Operação apreendeu 15 toneladas de fios
Gaeco/Divulgação
Cerca de 15 toneladas de fios de cobre e mais de R$ 85 mil em dinheiro foram apreendidos, e três pessoas presas em Uberlândia, durante a Operação “Vulcano”. De acordo com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), esta é a maior apreensão de fiação ilícita já registrada na cidade.
Com o apoio das polícias Militar e Civil, a operação cumpriu 22 mandados nos bairros Tibery, Martins, Cidade Jardim, Dona Zulmira, Pampulha, Roosevelt, Jardim Brasília, Brasil, Osvaldo Resende e Marta Helena.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Triângulo no WhatsApp
De acordo com o Gaeco, a operação tem como objetivo desarticular uma organização criminosa especializada no furto e na receptação de fios e cabos metálicos. Os investigados também atuam na lavagem de dinheiro.
A investigação não apontou o valor do prejuízo causado pela organização criminosa, mas reforçou que os crimes “não se resumem a danos patrimoniais, mas também a danos pessoais e a instabilidades operacionais em entidades públicas e privadas”.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
De acordo com o Gaeco, as prisões realizadas durante a operação foram por tráfico de drogas, receptação e receptação qualificada. Os fios de cobre apreendidos estavam sem comprovação de origem lícita. Também foram encontradas drogas como cocaína, crack e maconha.
A primeira fase da Operação Vulcano ocorreu em abril de 2024, quando o Gaeco conseguiu identificar como a organização criminosa atuava. Na ocasião, foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão em estabelecimentos cujos proprietários e responsáveis foram apontados como mandantes dos crimes de furto qualificado e receptação de fios de cobre.
LEIA TAMBÉM:
Cabos de alumínio e de cobre são apreendidos em operação contra furto e receptação de fios em Uberlândia
Com ladrão preso 8 vezes, Uberlândia teve média de 7 furtos de fios de cobre por dia em 2024
Fabricante de armas ilegais, lojista e comprador são presos em operação na Polícia Federal no Espírito Santo
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas