Prédio do antigo hospital psiquiátrico Otto Krakauer começa a ser demolido por questões de segurança em Passos, MG
Hospital Otto Krakauer é demolido; insituição psiquiátrica encerrou atividades em 2016
O prédio onde funcionava o antigo Hospital Psiquiátrico Otto Krakauer, em Passos (MG), começou a ser demolido. A Santa Casa, atual responsável pelo imóvel, informou que decidiu pela derrubada da estrutura após avaliações técnicas apontarem que o espaço não tinha condições de ser reaproveitado.
📲 Siga a página do g1 Sul de Minas no Instagram
Segundo a instituição, a edificação, construída na década de 1970, apresentava comprometimento estrutural e não atendia às exigências atuais para unidades de saúde. A medida, conforme a Santa Casa, foi adotada para garantir segurança aos moradores da região.
A primeira etapa da demolição começou há 15 dias, com o desmonte e a separação de materiais. Nesta semana, tiveram início os trabalhos de derrubada de paredes e demais estruturas. A previsão é de que o processo seja concluído até o fim deste ano. Ainda não há definição sobre o futuro do terreno.
Imóvel do antigo Hospital Psiquiátrico de Passos, Otto Krakauer
Reprodução/EPTV
O Hospital Otto Krakauer já chegou a atender pacientes de 115 cidades, mas uma crise financeira iniciada em 2013 levou ao encerramento das atividades. O prédio foi posteriormente repassado à Santa Casa.
A filha de Otto Krakauer, Helga Krakauer, lembrou a história da instituição e comentou sobre o fim da estrutura.
“Muito triste mesmo, porque era um benefício para todos da região. Nós doamos com todo carinho, achando que ia ser pra vida inteira. O Estado parou de beneficiar o hospital e não deu mais recurso. Ele teve que parar, teve que ser doado pra Santa Casa, que é uma ótima coisa também. Agora eles desmancharam, né? As lembranças da inauguração, que foi linda. Mas passou, né?”, disse.
Santa Casa diz que estrutura dos anos 1970 estava comprometida e não atendia mais às normas de saúde.
Reprodução EPTV
O assessor administrativo da Santa Casa, Adilson Teodoro, afirmou que as condições do prédio impediam qualquer possibilidade de uso na área da saúde. Segundo ele, análises do corpo de engenharia mostraram que as características físicas e arquitetônicas não se adequavam às normas atuais.
“Não seria possível ser utilizado para a área de saúde, dado as condições físicas e arquitetônicas. Para um hospital você precisa hoje de legislação que fala sobre dimensões mínimas e máximas, e ele é uma arquitetura antiga, da década de 70. Ficava muito difícil e a condição técnica dele era bem precária”, afirmou.
A Santa Casa informou que ainda não há um destino definido para o espaço, mas que propostas estão em avaliação inicial.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de MinasFONTE: https://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2025/11/14/predio-do-antigo-hospital-psiquiatrico-otto-krakauer-comeca-a-ser-demolido-por-questoes-de-seguranca-em-passos-mg.ghtml