Raiva: Moradores do Vera Cruz e Nossa e Senhora de Fátima, em Montes Claros, devem vacinar cães e gatos
18/08/2025
(Foto: Reprodução) Animal sendo vacinado contra a raiva em Montes Claros
Daniel Cristian/Inter TV
Moradores dos bairros Vera Cruz e Nossa Senhora de Fátima, em Montes Claros , devem vacinar cães e gatos contra a raiva a partir desta segunda-feira (18).
Segundo a Prefeitura, as doses estão sendo aplicadas após dois morcegos contaminados com o vírus serem encontrados mortos nesses locais. As vacinação será realizada até a próxima sexta-feira (22), no horário de 8h às 16h.
"Contudo, não é necessário que todos os moradores desses bairros levem seus animais para a vacinação. Somente será necessário que os tutores dos animais que residam a cerca de 500 metros de distância dos pontos de vacinação compareçam com seus pets."
📲Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp
De acordo com a Prefeitura, todos os animais acima de três meses devem ser imunizados, mesmo que já tenham tomado a vacina contra a raiva. Dois pontos de vacinação foram montados:
🐶😺UBS Vera Cruz: Rua Eulidson Novais, nº 67, bairro Vera Cruz;
🐶😺Igreja Nossa Senhora de Fátima: Rua Itapoã, nº 180, bairro Nossa Senhora de Fátima.
Sobre a raiva
A raiva é uma doença transmitida de animais para o homem, causada por um vírus. Os seres humanos são infectados pela raiva ao entrarem em contato com a saliva de animais infectados. Essa transmissão ocorre, principalmente, por causa das mordidas dos animais, mas podem acontecer em caso de arranhões ou até lambidas.
A raiva é uma doença causada pelo vírus Lyssavirus, da família Rhabdoviridae. Quase 100% dos pacientes contaminados vão a óbito. O vírus causador da doença acomete o sistema nervoso central do infectado, ocasionando uma encefalite (inflamação no cérebro que causa inchaço) que geralmente evolui rapidamente.
Em caso de possível exposição ao vírus da raiva, é imprescindível a limpeza do ferimento com água corrente e sabão. A pessoa infectada pela raiva precisa procurar atendimento médico para tomar a vacina e soro logo após o incidente. A vacina não tem contraindicação.
Não são só os cachorros que transmitem a raiva. Qualquer mamífero pode transmitir a doença: gato, vaca, cavalo, coelho, morcego.
Como é transmitida?
A raiva é transmitida pela saliva de animais infectados. A transmissão ocorre, principalmente, por causa das mordidas dos animais, mas podem acontecer em caso de arranhões ou até lambidas. O período de incubação do vírus varia entre as espécies.
Esse período está relacionado à localização, extensão e profundidade da ferida ou tipo de contato. Em cães e gatos, a eliminação de vírus pela saliva ocorre de dois a cinco dias antes do aparecimento de sinais clínicos. A morte do animal acontece entre cinco e sete dias após a apresentação dos sintomas.
Quais os sintomas da raiva?
Os sintomas da raiva podem não aparecer na hora. O mais comum é demorar entre um a três meses, mas não é uma regra. De acordo com Ana Flávia Campos, em algumas pessoas os sintomas podem se manifestar em até um ano. “Quando o vírus penetra, ele vai caminhando pelo sistema nervoso periférico até o sistema nervoso central. Por razões ainda desconhecidas, essa replicação ao longo do sistema nervoso periférico é bem lenta. É isso que justifica um período de incubação tão extenso”.
Entre os sintomas estão:
Alterações de comportamento – confusão mental, desorientação, agressividade, alucinações
Espasmos ao sentir água ou vento - hidrofobia
Mal-estar geral
Aumento de temperatura
Náuseas
Dor de garganta
O período de evolução do quadro clínico é, em geral, de dois a sete dias.
Diagnóstico
Os sintomas da raiva podem ser confundidos com outras doenças numa primeira avaliação. Entretanto, a confirmação laboratorial pode ser feita pelo método de imunofluorescência direta, em impressão de córnea, raspado de mucosa lingual ou por biópsia de pele da região cervical.
Formas de prevenção
Existem algumas formas de prevenir a raiva. Uma delas é a vacina antirrábica. Outras formas são:
Vacinação dos animais de estimação
Evitar contato com animais que você não conhece
Nunca tocar em animais silvestres
Prevenir que morcegos entrem nas casas
Caso tenha sido atacado por algum animal, o paciente precisa limpar o ferimento com água corrente e sabão e precisa procurar atendimento médico o mais rápido possível.
Quem deve tomar a vacina antirrábica como forma de prevenção?
Médicos veterinários
Biólogos
Profissionais de laboratório de virologia
Estudantes de Medicina Veterinária, zootecnia, biologia, agronomia, agrotécnica
Pessoas que atuam na captura e estudo de animais com suspeita de raiva
Pessoas que trabalham com animais silvestres (inclusive funcionários de zoológicos)
Pessoas que vão viajar para lugares de risco
VEJA TAMBÉM:
Veterinário fala sobre a importância da imunização contra a raiva em cães
Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG
Veja mais notícias da região em g1 Grande Minas.