Uberlandio em Uberlândia: conheça a história do pernambucano que é xará da cidade onde mora
Uberlandio Gomes dos Santos
Jean e Vanessa Fotografia/Divulgação
As curiosidades sobre os nomes no Brasil têm possibilitado ao país conhecer histórias interessantes de pessoas que têm nomes bem peculiares. Por exemplo, segundo o último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no país existem 288 Uberlandios, mas nenhum deles nascidos na cidade da qual são quase xarás.
O g1 encontrou um desses Uberlandios. Registrado sem o acento circunflexo no 'a', ele nasceu em 12 de dezembro de 1988, na pequena Bodocó, sertão de Pernambuco. Hoje, curiosamente, mora em... Uberlândia.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Triângulo no WhatsApp
“Minha tia escolheu em acordo com meus pais. Na época, era comum os parentes batizarem os sobrinhos. Ela disse que ‘sentiu no coração’ que esse deveria ser o meu nome”, relembra.
Apesar da coincidência, o nome dele não tem nenhuma relação com Uberlândia. “Nem meus pais, nem minha tia sabiam nada sobre a cidade”, garante.
Na terra natal, ele era conhecido como 'Neguinho de Dunda', em referência ao pai. Mas, por onde passa, coleciona novas versões do nome: 'Uber', 'Ubg', 'Berlândio'...
Pastor evangélico, teólogo, músico e terapeuta, Uberlandio Gomes dos Santos conta que, até uns 10 anos de idade, não gostava do próprio nome. Mas, com o passar do tempo, ele foi se acostumando. "Hoje amo meu nome e também a minha cidade, Uberlândia", conta ele, que chegou à segunda maior cidade de Minas há 4 anos.
“Quando uso o aplicativo Uber, alguns motoristas dão crise de riso, tiram print da tela e falam: ‘Uberlandio andando de Uber em Uberlândia!’”, conta.
O músico e pastor devia ter uns 12 anos de idade quando tomou conhecimento de que existia uma cidade com o nome dele. "Foi muito bom saber disso! A partir daí, sempre quando ia fazer alguma palestra eu já começava dizendo, 'meu nome é Uberlandio mas não sou de Uberlândia, nem sou mineiro'".
De crise de riso de motorista a pedido de documento
E, claro, que desde que chegou a Uberlândia, o Uberlandio já viveu situações inusitadas por causa desse nome.
Já pediram para ele provar o nome com o documento de identidade e até teve quem pensasse que fosse o nome de uma empresa. Ele também percebeu que, quando espera para retirar um lanche na praça de alimentação, o atendente sempre confere o pedido duas vezes antes de chamar seu nome.
Uberlandio adora Uberlândia, principalmente o Parque do Sabiá, seu lugar favorito na cidade. Gosta tanto que há quase dois anos começou o projeto Caminho Saudável, com encontros nas segundas-feiras, sempre às 19h30. "Fazemos um aquecimento depois saímos para caminhar ou correr, todos são bem vindos.
Uberlandio com a turma do projeto 'Caminho Saudável', no Parque do Sabiá
Arquivo Pessoal
A trajetória até o Triângulo Mineiro
"Nossa, às vezes parece que vivi muito mais que meus 36 anos", brinca ele em referência ao longo caminho até se estabelecer em Uberlândia.
Uberlandio saiu de Bodocó para Araripina, também em Pernambuco, por conta do trabalho. Era músico na banda de forró Malla Sem Alça. Foi lá que conheceu a esposa, Jaciane Santos, e onde nasceram seus dois filhos, Marya Eduarda e Moisés Estevão.
Uberlandio no Parque do Sabiá, seu lugar favorito em Uberlândia
Arquivo Pessoal
Depois de dez anos, converteu-se ao cristianismo. Morou no interior de São Paulo, onde liderou a equipe de Adoração da IBC-Tenda (Igreja Batista) e também faze o Seminário Teológico Batista do Caminho (STBC) em Santa Bárbara d´ Oeste.
Após 4 anos de seminário, ele e a esposa foram enviados para Uberlândia, onde estão até hoje. Lembrando que o nome da cidade significa terra fértil e para eles, que estão felizes por aqui, há uma infinidade de frutos para colher, mas o primeiro contato com a cidade foi em outra ocasião.
Antes de se mudar para o Uberlândia, o Uberlandio recebeu um convite para cantar em um evento na cidade. Depois, em outras ocasiões, fez e fez algumas visitas para "espiar a terra".
"Eu me apaixonei por Uberlândia. Quando você ama o lugar tudo flui, tudo acontece. Eu sempre falo, um coração grato se dá bem em qualquer lugar. Imagina no lugar que você ama?! Eu amo minha terra fértil e nossa história está apenas começando".
LEIA TAMBÉM:
Mais de 200 nomes de pessoas em Uberlândia são considerados raros; veja lista do IBGE
Parque do Sabiá em Uberlândia: horários, atrações e curiosidades do maior espaço público de lazer da cidade
Prazer, Uberlândia: país tem 436 pessoas registradas com o nome da segunda maior cidade de MG
ASSISTA TAMBÉM: Saiba quais são os nomes mais comuns em Uberlândia
Saiba quais são os nomes mais comuns em Uberlândia
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de MinasFONTE: https://g1.globo.com/mg/triangulo-mineiro/noticia/2025/11/15/uberlandio-em-uberlandia-conheca-a-historia-do-pernambucano-que-e-xara-da-cidade-onde-mora.ghtml