UFTM é a 13ª universidade mais sustentável do Brasil, segundo ranking internacional
04/01/2026
(Foto: Reprodução) UFTM está entre as 13 instituições mais sustentáveis do Brasil, aponta ranking
A Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) se mantém em destaque no UI GreenMetric World University Ranking 2025, que avalia práticas e políticas de sustentabilidade em instituições de ensino superior de todo o mundo. Entre 1.745 universidades analisadas, a instituição de Uberaba ficou na 350ª posição global, alcançou o 13º lugar no Brasil e se consolidou como a 4ª universidade federal mais sustentável do país.
O ranking, criado pela Universitas Indonesia, considera seis categorias: infraestrutura, energia e mudanças climáticas, gestão de resíduos, uso e conservação da água, transporte e ensino e pesquisa voltados ao desenvolvimento sustentável.
"Esse ranking, apesar de focar mais na temática ambiental, ele considera a sustentabilidade de forma ampla. Então inclui também questões como educação de qualidade, a promoção da saúde, inovação e inclusão", explicou a engenheira ambiental, Ana Luísa Curado.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Triângulo no WhatsApp
A UFTM participa do ranking desde 2018, quando obteve 49,25% da pontuação total. Em 2025, a universidade alcançou 75,05%, resultado que reflete a ampliação das ações sustentáveis e o fortalecimento da governança socioambiental.
Iniciativas sustentáveis da UFTM
Segundo a universidade, entre as ações que contribuíram para o desempenho da UFTM estão:
Eficiência energética: 62,26% da área construída já conta com iluminação LED. Em 2024, a universidade foi contemplada com mais de R$ 412 mil em edital da Cemig para modernização da iluminação e instalação de condicionadores de ar mais eficientes.
Gestão de resíduos: elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, capacitação anual de servidores e parceria com cooperativa de recicladores de Uberaba.
Saúde e bem-estar: criação de setores específicos para atenção à saúde de servidores e estudantes, reforçando que sustentabilidade também envolve qualidade de vida.
Ensino e pesquisa: grande parte das disciplinas está relacionada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além de projetos de extensão voltados à educação ambiental e ações sociais.
O resultado coloca a UFTM entre as instituições brasileiras que mais avançaram na agenda socioambiental.
Para o diretor da Divisão de Sustentabilidade da UFTM, professor Vinícius Carvalho Rocha, a colocação é fruto de um trabalho coletivo.
"Pra gente é um orgulho e celebração de todo esforço que a gente faz anualmente para manter e cada vez melhorar mais a nossa sustentabilidade, que é um conceito amplo que envolve várias áreas do conhecimento. Então é um orgulho muito grande", comentou o diretor da Divisão de Sustentabilidade da UFTM, Vinícius Rocha.
LEIA TAMBÉM:
Do lixo zero ao aprendizado: como escolas de Uberlândia estão ensinando sustentabilidade desde a 1ª infância
Uberaba aprova licenciamento ambiental para a instalação de fábrica de biometano na cidade
UFTM é destaque em ranking mundial de sustentabilidade
TV Integração/Reprodução
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas